Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AAMS) comemorou 40 anos

Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AAMS) comemora 40 anos

Em 15 de agosto de 2018, foi realizada, na Câmara Municipal de São Sebastião, uma sessão solene em comemoração aos 40 anos da AAMS (Associação de Amparo à Mulher Sebastianense).

Durante a sessão solene, foram homenageados, com a entrega de títulos de sócio benemérito, dois profissionais que se destacaram na defesa da mulher vítima de violência.

Os homenageados foram a delegada Júnia Cristina Macedo Veiga, que há dois anos está à frente da Delegacia da Mulher de São Sebastião, e o advogado Marcelo Galvão, que atuou voluntariamente em defesa da AAMS.

Antes da sessão solene, houve apresentação musical com a cantora Sônia Lopes e apresentação de Dança Circular.

Histórico

A Associação de Amparo à Mulher Sebastianense foi fundada em 14 de agosto de 1978, com objetivo de amparar e educar a mulher sebastianense; prestar assistência integral à mulher sem distinção de cor, raça ou credo; lutar pela prevenção da prostituição e pela recuperação física, moral e social de suas vítimas, além de combater o lenocínio.

Os sócios fundadores da AAMS foram: Ana Maria Cordeiro Senna (ELEITA PRIMEIRA PRESIDENTE); Amauri Oliveira do Nascimento; Frei Barruel de Larrest; Clovis Carneiro Cerqueira; Elisabeth dos Santos Chagas; Elizabeth Kipman Cerqueira; Eunice Melhado de Lima; Izaura Schork; João Correia Senna Filho; Padre João Ryan; Manoel de Lima Junior; Maria Bonfim Nascimento; Maria Regina Lima Souza; Irmã Marta; Orlando Celestino; Priscila Dulce Dalledone de Siqueira; Rose Marie Tournelon Costa; Valentim Alves Chagas Filho e Zizi Inácio dos Santos.

Durante 40 anos, a entidade participou e desenvolveu diversos projetos, entre eles: Casa Santana, a primeira casa de acolhimento à mulher, em 1979, e o Centro Comunitário Santana, em 1990, hoje chamado Centro Comunitário Santa Maria Eufrásia, em homenagem aos 200 anos de nascimento (1996) da fundadora da Congregação do Bom Pastor.

Além disso, a Associação também implantou, em 2007, a Casa Santana onde funciona atualmente um Centro de Referência à Mulher que, através de um convênio com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), atende em média 180 mulheres por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *