A AAMS (Associação de Amparo à Mulher Sebastianense) lançou em 2018 o Projeto Tempo de Despertar, que visa realizar um trabalho aos homens denunciados por violência contras mulheres.
No projeto, os denunciados são obrigados a participar de uma série de oito reuniões onde são abordados diversos temas, como Machismo, Direitos das Mulheres, Lei Maria da Penha e Drogas.
Essa participação pode influenciar positivamente no processo do agressor assim como reduzir o índice de reincidências de violência contra mulhres. Em Taboão da Serra, o índice de reincidência caiu de 65% para 2%.
Sobre as reuniões
As reuniões são semanais, ocorrem às quartas-feiras das 9 às 13 horas, na sede da OAB de São Sebastião/SP.
De acordo com a coordenadora do Projeto, Sra. Beth Chagas, cofundadora da AAMS, muitas das vítimas de violência doméstica não querem acabar com o relacionamento.
Este projeto existe em Taboão da Serra e no Bairro da Penha, na capital.
Beth Chagas explicou que muitas das mulheres que denunciam o homem, posteriormente querem reverter a situação para manter a família, já que há uma relação de sentimentos. “Com o projeto, esperamos a conscientização dos denunciados e diminuir o percentual de reincidência”.
A entidade atendeu, somente neste ano, 45 novos casos de agressão, uma média de três por semana, e acompanha 136 casos, envolvendo famílias de todas as classes sociais.
Onde fica a AAMS
A AAMS fica na Rua Nossa Senhora da Paz, 38, no centro de São Sebastião, telefone 12 3892-2202.